quinta-feira, 17 de junho de 2010

Modelo de Relatório de Pesquisa de Opinião Pública

Olá Alunos(as) de Fundamentos da Opinião Pública,

Aqui está o modelo de relatório para o trabalho de P2 de Fundamentos da Opinião Pública. Usem como referência para o relatório do trabalho.

http://www.4shared.com/document/c-MWbv8l/_2__Modelo_de_Relatrio_de_Pesq.html 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Trabalho de Marketing de Serviços P2

Problema de Marketing

Trabalho para a disciplina Marketing de Serviços do curso de Turismo da Universidade Veiga de Almeida do Campus Tijuca, no 1ª Semestre de 2010, ministrada pelo Professor Guilherme Carvalhido.

- Data da entrega: 30/06/2010.
- Pode ser em dupla.
- Valor do trabalho: Até 5,0 (cinco) pontos na P2.
- Condições para o trabalho: Digitado em tinta preta em papel (laudas) A4 branco ou reciclado; margens da folha: Superior 3 cm, inferior 2 cm, direita 3 cm, esquerda 2 cm; sem capa (apenas cabeçalho, contendo: Universidade, curso, disciplina, nomes dos integrantes, data de entrega); fonte times new roman, tamanho 12 (títulos fonte 14 e negrito); espaçamento entre linhas 1,5; numeração nas páginas em superior à direita (inclusive na primeira); se utilizar livros ou materiais bibliográficos, coloca-los ao final em Referências.

Considere a seguinte situação:

O hotel Vivenda, localizado na rua Marques de Abrantes, no bairro do Flamengo, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, existe há 48 anos. Foi um hotel classificado normalmente como 3 estrelas ao longo do tempo, e construído para este fim. Sua estrutura conta com 10 andares, e em cada andar 7 suítes, sendo 2 ,em cada andar maiores, com uma ante-sala e um banheiro mais amplo e com banheira de hidromassagem. Portanto, o hotel Central tem 70 apartamentos, sendo 51 suítes “standart”, 18 “special”, e 1 “premium”, localizada no 9 andar, tendo o dobro do tamanho das “special”.
Além dos 10 andares de suítes, existe no andar superior à portaria do hotel um restaurante, que serve o café da manhã (fazendo parte de todos as vendas), ficando aberto para hóspedes e não hóspedes para almoço e jantar (não fazendo parte das hospedagens), e um auditório para 100 pessoas, onde é possível realizar eventos para esse número de participantes. Este andar tem na portaria uma escada especial para os ingressantes ao restaurante e ao auditório possam subir sem precisar passar diretamente pelo hotel. Neste andar, também fica a cozinha do hotel.
Na cobertura do edifício, encontra-se uma piscina aberta de tamanho retangular de 10 metros por 4 metros, contando com banheiros e uma pequena sauna à vapor. A visão dos apartamentos mais altos de frente tem vista parcial para o Aterro do Flamengo (com considerável distância). Na cobertura também se encontra a lavanderia do hotel.
O público-alvo do hotel sempre foi executivos em trabalho no Rio de Janeiro, que ficam, em média, 3 dias hospedados. Até o início dos anos 90, o hotel mantinha uma média de ocupação de 60%, crescendo em eventos tradicionais da cidade, chegando até 90% de ocupação no reivellion e no carnaval. Também conseguia uma média de 2 eventos por mês que ocupavam o auditório com regularidade.
Porém, a partir da 2ª metade dos anos 90, houve uma queda considerável da taxa de ocupação do hotel, caindo para 35%, e uma diminuição das confirmações de eventos no seu auditório. As razões para esta queda estão na perda de participação do Rio de Janeiro na economia nacional, além de muitos executivos preferirem ficar em outros hotéis da zona sul da cidade em decorrência das maiores opções de lazer que aquela área proporciona (nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, principalmente). Existiu o fato em paralelo, de muitas empresas que ficavam no Centro começaram a migrar para a Zona Oeste, principalmente para a Barra da Tijuca, diminuindo a participação do Centro da Cidade (próximo ao bairro do Flamengo) na hospedagem de executivos.
Outro detalhe da situação: Desde 2009, o hotel está passando por situação falimentar, pois acumulou dívidas em diversos setores (vide ao final do texto o montante desta dívida). Além disso, neste mesmo ano o fundador e administrador-chefe do hotel faleceu, deixando o hotel para seus dois herdeiros administrarem. Esses novos administradores pretendem melhorar a condição geral do hotel, principalmente com relação à implantação de planos de marketing, aos quais nunca haviam sido feitos antes na história do hotel.
Essa queda na receita fez com que o hotel tivesse uma perda na qualidade dos seus serviços, ficando com poucos investimentos para melhorias, ou mesmo para a manutenção básica do hotel. O seu restaurante que era frequentado por não hóspedes, pela qualidade do serviço, perdeu a sua clientela pela não possibilidade de melhorias e na qualificação dos profissionais inadequada.
Diante da situação do hotel (dívida total de R$ 1.500.000,00), os administradores pediram e conseguiram um empréstimo de R$1.000.000,00 no banco para poderem tentar recuperar o empreendimento. O plano de recuperação do hotel iniciaria-se no segundo semestre de 2010 e iria até o final do segundo semestre de 2013, para aproveitar as oportunidades prometidas pela Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Pede-se aos alunos neste trabalho:

Um Plano de marketing geral, não detalhado tecnicamente, mas de ideias gerais que deveriam ser adotadas para alcançar o objetivo de recuperar o hotel até a Copa do mundo de 2014, e a partir daí, começar a dar retorno para seus investidores. Este plano, lembrando, deve ser de marketing, ou seja, deve contemplar as perspectivas básicas do 4 P´s, e reforçar a questão do mix de comunicação de marketing.

BOM TRABALHO!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Textos de Marketing Ambiental para a disciplina Críticas de Mídia

Aqui estão 2 materiais de leitura sobre marketing ambiental que poderão ser relevantes para a realização do trabalho de P2. O marketing ambiental é um novo cenário de planejamento para as empresas trabalhares suas preocupações ambientais.

MARKETING AMBIENTAL E A FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

Marketing Ambiental: Quando cuidar do meio ambiente é um bom negócio.

Trabalho de P2 da disciplina Críticas de Mídia

Olá Alunas (os),

Aqui está o trababalho de P2 da nossa disciplina. No documento estão todas as orientações para a realização do mesmo. Não se esqueçam de baixarem a logomarca, que também está anexada aqui nesta postagem abaixo.

Trabalho de P2 de Críticas de Mídia

Logomarca Azuladinha

terça-feira, 8 de junho de 2010

Briefing e Logomarca da Cachaça Azuladinha para Trabalho de VAP 2 de Ética e Legislação Publicitária

Olá Alunos(as),

Aqui está o Briefing da cachaça "Azuladinha" para vocês fazerem duas peças (uma adequada ao CONAR e outra "ousada". Em outro link está a logomarca do produto, que precisa ser colocada nas peças. Lembrando que o trabalho é em dupla e vale até 3 pontos na VAP2.

http://www.4shared.com/document/_6V64WMj/BRIEFING.html

http://www.4shared.com/photo/4I7uUxn3/Azuladinha_logo.html