quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alimentos orgânicos não fazem diferença em relação aos alimentos "comuns"

Sempre questionei se determinados alimentos seriam, de fato, mais saudáveis do que outros, dependendo das condições de produção. Alguns, de fato, o são, mais pela sua natureza do que propriamente da sua produção.

Com relação aos produtos chamados orgânicos, uma recente pesquisa mostrada no link abaixo demonstrou a não existência de diferenças entre estes e os não orgânicos (leiam o link  para maiores informações).

O que me intriga sobre os orgânicos é o elevado preço cobrado quando comparado aos "comuns", o que dificulta a aquisição regular destes alimentos. Sempre quis comprá-los regularmente, mas .....

A pesquisa demonstrada apenas não questiona a aplicação de agrotóxicos nos alimentos não orgânicos, o que provavelmente tornaria os "comuns" "menos saudáveis". E eu gostaria de ver estudos mais amplos sobre a relação destes agrotóxicos comparados aos orgânicos. Fica a sugestão de estudo para os especialistas e interessados com a saúde pública.

E não se esqueçam: "Você é o que você come."

Alimentos orgânicos não são mais saudáveis, diz estudo

terça-feira, 28 de julho de 2009

Indicação de filme - "A Vida dos Outros"

Ontem vi um ótimo filme na tv à cabo, ao qual já deveria ter visto há bastante tempo: "A Vida dos Outros". Filme alemão onde são discutidas questões referentes ao momento comunista e totalitário que a metade da Alemanha viveu do final da 2ª Guerra Mundial até 1989. 

As relações entre espiões e espionados são retratadas nesta fita, onde o rumo das vidas de ambos são monitoradas por um regime político que busca controlar a vida privada de todos os cidadãos do país.

Ótimo roteiro e muito bem executado, com atores desempenhando papeis destacáveis. Venceu vários prémios internacionais, inclusive o de Melhor Filme Estrangeiro de 2007, dado pelo Oscar, além de ter custado cerca de 2 milhões de dólares e de ter faturado quase 80 milhões (grande lucro!).

Muito bom! Assistam, eu recomendo.

Abaixo o trailer do filme.

Trailer de "A Vida dos Outros"

 

sábado, 25 de julho de 2009

Fotos diferentes da natureza

Vejam a "parede" de nuvens formada no início de julho na Bacia de Campos. Fotos tiradas de uma plataforma da Petrobrás.

Fotos de "parede" de nuvens